Política de Segurança da Informação
Data de Emissão / Revisão: 10/10/2021 - Revisão 02
Responsável pela elaboração: Área Segurança da Informação
1. Objetivo
O objetivo desta política é estabelecer as diretrizes necessárias para assegurar a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade dos dados e sistemas de informação utilizados pelo Conglomerado P3 BANK, conforme estrutura societária vigente, doravante denominada P3 Bank.
2. Público Alvo
As disposições desta política aplicam-se a:
- Todas as instituições pertencentes ao Conglomerado P3 BANK, bem como aos respectivos funcionários, estagiários e aprendizes, doravante denominados “colaboradores”;
- Entidades e órgãos que possuam acesso às informações do P3 Bank;
- Prestadores de serviços, pessoas físicas ou jurídicas, que manuseiam dados ou informações sensíveis à condução das atividades operacionais da organização.
3. Princípios de Segurança Cibernética
O processo de Segurança Cibernética do Conglomerado P3 BANK, cujo objetivo é proteger as informações do negócio e clientes, é pautado pelos princípios fundamentais de:
- Confidencialidade: o acesso à informação deve ser disponibilizado apenas para as entidades ou pessoas devidamente autorizadas pelo proprietário ou dono da informação.
- Integridade: manter a informação armazenada e trafegada com todas as suas características originais ao longo do seu ciclo de vida estabelecidas pelo proprietário ou dono da informação.
- Disponibilidade: garantir que a informação esteja disponível para uso sempre que entidades ou pessoas autorizadas necessitem.
4. Diretrizes
As diretrizes estabelecem um programa de prevenção, detecção e redução de vulnerabilidades e impactos relacionados aos incidentes. A seguir, um resumo das principais diretrizes:
4.1. Governança e Estrutura de SI/SC
Estabelecer uma estrutura de segurança da informação (SI) e segurança cibernética (SC) com responsabilidades, controles e mecanismos de acompanhamento (Monitoramento).
4.2. Gestão de Risco de SI/SC
Manter um processo para análise e mitigação de riscos, incluindo planos de ação para a sua redução.
4.3. Classificação da Informação
É obrigatória a classificação da informação para garantir que o nível de proteção seja proporcional à sua sensibilidade.
4.4. Controle de Acesso
Implementar controles para acesso físico e lógico, garantindo que apenas pessoas autorizadas tenham acesso aos dados e sistemas.
4.5. Monitoramento e Tratamento de Incidentes
Estabelecer mecanismos para monitorar, detectar, responder e tratar incidentes e eventos de segurança.
4.6. Continuidade do Negócio
Implementar um plano para que, em caso de eventos graves, a instituição possa restabelecer os serviços críticos em prazo aceitável.
4.8. Gestão dos Prestadores de Serviços relevantes
Devem ser estabelecidos e continuamente aprimorados os controles de segurança cibernética destinados a assegurar que as informações tratadas pelos seus fornecedores estejam devidamente protegidas.
4.10. Backup de Dados
O P3 BANK deve zelar pelo processo de salvaguarda dos dados necessários para completa recuperação dos seus sistemas relevantes, a fim de assegurar a continuidade do negócio em caso de falhas ou incidentes.
4.11. Conscientização de Colaboradores, clientes e fornecedores
O P3 BANK mantém um plano anual de conscientização direcionado ao desenvolvimento e manutenção das habilidades dos funcionários em relação à segurança cibernética.
5. Violações de Segurança
As violações das regras definidas nesta Política poderão ensejar a aplicação de medidas disciplinares, conforme determinam as normas de conduta do Código de Ética do P3 BANK.
6. Canal de Comunicação
No caso de alertas de segurança e/ou incidentes, as notificações devem ser enviadas para o canal de comunicação a seguir: